O trilho eletrificado tem ficado muito popular no mercado nos últimos anos por conta de possuir uma versatilidade incrível, além de ser um excelente material para diversos tipos e estilos de obra. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas na hora de utilizar os trilhos e em como especificá-los nos projetos, já que é um tipo de iluminação que foge da comum.
Por este motivo, falaremos um pouco das vantagens de se usar o trilho nos projeto e daremos algumas dicas para que você não se esqueça na hora de especificar.
As vantagens de utilizar trilho eletrificado
Instalação
A instalação do trilho demanda um único ponto elétrico de alimentação. Este ponto alimenta toda a extensão dele, que pode acabar acomodando diversas luminárias, o que o torna uma ótima opção para instalações em lajes, onde há limitação de quantidade e localização de pontos de luz
Adaptação
As luminárias podem ser movimentadas com bastante facilidade ao longo do trilho. O que torna a instalação mais resistente a alterações no layout e adaptável as mais diversas situações.
Orientação
Os spots para trilho são produtos orientáveis, você direciona o facho de luz para onde quer. Além disso, pode ser utilizado com lâmpadas ou ainda há modelos com LED integrado. Esses modelos existem nas mais diferentes opções de fachos e potências.
Diferenciais de projeto
O trilho em si é um material que dá muito charme para o projeto e inclusive permite fazer desenhos no teto. Além disso, os trilhos e luminárias existem nas mais diversas opções de acabamentos e cores e alguns modelos permitem a integração com outras luminárias como downlights e pendentes, também não podemos esquecer que é um material com grande apelo estético, jovem e moderno.
Manutenção
A manutenção é simples, é só desconectar a luminária do trilho e remover.
Agora que já apresentamos muitas vantagens de usar os trilhos espero que você consiga visualizar todas elas e aproveitar ao máximo o uso deles nos seus projetos. Mas, para projetar com trilhos precisamos saber especificá-los. Para especificar trilho eletrificado e spots, precisamos prestar muita atenção para não esquecer de nada, pois existem muitos acessórios e detalhes, que facilmente podemos acabar esquecendo com a falta de atenção. Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha de base na hora de especificar no projeto.
Como especificar trilhos eletrificados
Alimentação
Para a alimentação do trilho você precisa de um acessório chamado alimentador ou ponteira. O cabo de energia entra nesse acessório e ele é que distribui a energia para o trilho. Alguns modelos de trilho já vêm com esse item incluído, outros não, por isso esteja atento a isso.
Conectores
Se você for fazer desenhos no teto com o trilho, não se esqueça de especificar os conectores que fazem as emendas dos trilhos. Existem vários tipos: o I para linha contínua, o L para junção em 90°, o X para uma intersecção entre duas linhas perpendiculares, o T para unir 3 trechos e ainda existem conectores flexíveis.
Além destes conectores, ainda é necessário o acessório de finalização, que é uma “tampinha”. Ela dá o acabamento no trilho e é outro acessório que nem sempre acompanha o trilho.
Existem muitos tipos de trilhos e de spots. O ideal é procurar comprar a luminária e o trilho do mesmo fabricante para garantir que o encaixe será possível. Se não tiver jeito, busque pelas especificações do encaixe do trilho e do spot para garantir que não haverá problema.
Acabamentos
Os trilhos existem em várias cores e os acessórios existem nas mesmas cores para acompanhar. As cores mais comuns são o preto, o branco e o prata.
Tamanhos
Os trilhos mais comuns do mercado são nos tamanhos 1m, 1,50m ou 2m. Existem outros tamanhos, mas não são tão facilmente encontrados. Para trechos menores, é possível cortar o trilho, porém deve-se ter em mente que nestes casos se perde a garantia do fabricante, então o trabalho de corte precisa ser muito bem-feito.
Com todas as dicas dadas de como especificar os trilhos nos projetos e as vantagens apresentadas, fica mais fácil se abrir a esse novo mundo mais versátil, onde é possível utilizar com os diversos estilos e soltar a criatividade para projetar.
Quer saber mais sobre iluminação? Te convido a me seguir no Instagram e a se inscrever no meu canal do Youtube.