Muitos profissionais projetam a iluminação ao projetar arquitetura ou interiores, mas estão eles desenvolvendo estudos de forma consciente e considerando todas as variáveis? O projeto de iluminação é imperativo para alcançar o conforto e a satisfação dos usuários. Neste artigo eu explico o porquê.
Como arquiteta, eu considero que estudar arquitetura e interiores é um grande privilégio, pois são profissões e áreas de atuação muito gratificantes e o trabalho é prazeroso e interessante.
Cada novo cliente, cada novo projeto representa um inteiro novo mundo de possibilidades.
Por outro lado, uma grande dificuldade que vejo é que são cursos de certa forma generalistas, ou seja, abordam as diversas matérias de forma geral e é necessário um estudo mais profundo no tema de interesse para entender as particularidades, os materiais, as principais necessidades, como atendê-las e por aí vai.
A iluminação é, sem dúvida, um desses temas.
No entanto, é comum encontrar profissionais que têm um conhecimento profundo sobre pedras, revestimentos ou marcenaria, mas poucos observam atentamente as necessidades de iluminação e dão sua devida importância.
Por isso, muitas vezes questões básicas e necessidades relevantes são ignoradas. O projeto não é analisado de forma holística e é desenvolvido simplesmente inserindo “pontinhos” na planta.
Mas projetar iluminação é muito diferente de inserir pontinhos com base numa “receita de bolo”.
ESPECIALIZAÇÃO
A verdade cruel é que um generalista é uma pessoa que conhece sobre muitos assuntos, mas geralmente não conhece profundamente quase nenhum, até porque é muito difícil ser especialista e excelente em muitos temas, principalmente considerando a quantidade e complexidade das matérias relacionadas à arquitetura e interiores.
Se especializar em iluminação proporciona diversos benefícios:
- O primeiro e mais óbvio é o aumento da segurança e confiança para elaborar projetos e desenvolver especificações.
A falta de informação leva ou à reprodução indiscriminada de referências e padrões levantados em pesquisas ou à necessidade de fazer extensas leituras e estudar bastante antes de desenvolver cada novo projeto.
- O que nos leva ao segundo benefício que é a redução do tempo de execução dos projetos. Quando você já detém todas as informações relevantes sobre o tema, sabe exatamente o que perguntar ao seu cliente, sabe por onde começar e qual caminho percorrer, tudo se torna muito mais fácil e rápido.
- A especialização eleva o nível de seus projetos e te diferencia como profissional no mercado. Quanto mais você se especializa, mais chances você tem de se destacar e de ser reconhecido pela qualidade de seus projetos de iluminação.
E, de repente, você não é só mais um no mercado, você é A PESSOA que sabe tudo sobre iluminação e que faz projetos sensacionais!
- A diferenciação leva ao aumento de demanda, o que significa mais clientes e maior faturamento, já que não só o volume de trabalho aumenta, mas também, com o devido reconhecimento, seus projetos passam a valer mais.
CARREIRA
A profissão de projetista de iluminação – ou lighting designer – é relativamente nova no mercado e está em franca expansão.
Cada dia mais a importância da iluminação tem sido observada e destacada, não apenas para a composição do ambiente e criação de cenários, mas também como importante agente para o bem-estar e satisfação.
Além disso, a indústria da iluminação está passando por constante transformação. Após a introdução do LED para iluminação no mercado aproximadamente em 2009, toda a indústria iniciou um processo acelerado de transição da iluminação convencional para iluminação digital.
Desta forma, por um lado o tema da iluminação tem sido cada vez mais discutido e observado e, por outro, a evolução da tecnologia tem causado uma mudança profunda no mercado.
Tudo isso colabora para que a visão de um especialista em iluminação seja cada vez mais requisitada e valorizada.
PLANEJAMENTO
Fazer um projeto de arquitetura ou interiores é planejar. É determinar com antecedência os materiais que serão utilizados, as quantidades, as especificações técnicas, o posicionamento no layout e por aí vai. Isso tudo não passa, na prática, de um grande planejamento de obra.
É facilmente entendida a importância desse planejamento quando falamos em revestimentos ou marcenaria. Você deixaria o mestre de obras decidir a paginação do piso? Você deixaria o marceneiro decidir as divisões dos armários, modelo de puxador e tipo de acabamento das portas?
Por que então alguém deixaria o vendedor da loja de iluminação escolher as luminárias e tipos de lâmpadas que serão utilizadas no projeto?
O projeto de iluminação é a avaliação da necessidade do cliente e do ambiente, conceituação e especificação de materiais conforme suas características elétricas, de luz e mecânicas, assim como a avaliação de consumo de energia, custo do projeto e resultado da iluminação.
Um bom projetista de iluminação é aquele que se compromete com o resultado e não apenas com os posicionamentos de iluminação no papel.
ESPECIFICAÇÃO
Ao projetar a iluminação, é necessário profundo conhecimento técnico não apenas para especificar produtos, mas também para justifica-los perante ao cliente e até mesmo defender a especificação caso seja necessário inserir um produto mais caro no projeto ou mesmo que o cliente peça por uma peça que alguém lhe indicou, mas que não se encaixa bem no projeto.
Você conseguiria defender perante o seu cliente o uso de uma luminária específica? O porquê é relevante que naquele ambiente o IRC seja mais elevado com um bom R9 ou o porquê ele precisa investir numa fita LED com 120leds/m ao invés de uma mais barata de 60leds/m?
É determinante para o sucesso do projeto construir uma boa argumentação técnica e transmitir segurança em suas especificações.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade do projeto de iluminação envolve muito mais do que simplesmente colocar LED.
Existem diversos tipos de LED das mais variadas qualidades possíveis. Existem produtos que alcançam eficiência de 160lm/W, enquanto existem outros que não chegam nem a 90lm/W.
Sistemas de LED com maior IRC ou com temperatura de cor mais quentes geralmente são menos eficientes, mas por outro lado entregam luz com características diferenciadas.
De que forma você avalia estas questões em seus estudos de iluminação?
A sustentabilidade também é financeira. Será que seu cliente precisa pagar mais caro por uma luminária de vida de 60.000h se ele pretende se mudar dentro de 2 anos?
Será que é possível pensar numa substituição de luminárias convencionais para LED de forma que o investimento nas novas peças se pague rapidamente apenas com a redução da conta de energia gerada pela substituição?
BEM-ESTAR
A luz interfere diretamente no nosso ciclo circadiano e na nossa qualidade de vida.
Todo o nosso organismo está programado para funcionar conforme as transformações que a luz natural sofre durante o dia e, à noite, viver na penumbra ou escuridão.
Com o advento da luz artificial o homem pôde ampliar o dia e passar a realizar durante a noite atividades que antes eram apenas diurnas. Esse cenário mudou completamente o mundo e trouxe imensos impactos positivos para a economia global.
Porém por outro lado também gerou impactos na biologia humana que passou a receber claridade até tarde da noite – não apenas através da luz artificial, mas também com o uso do celular, TV e computador – e tem gerado cada vez mais casos de insônia, stress, cansaço e fadiga.
Projetar a iluminação também é pensar no bem-estar dos usuários e maneiras de tornar o ambiente em que vivem mais agradável e adequado.
CONCLUSÃO
Neste artigo eu fiz muitas perguntas. Talvez tenha colocado mais perguntas do que respostas. E foi proposital.
Minha intenção é fazer com que você, leitor, reflita sobre seu dia a dia de projeto, sobre a prática profissional que observa no mercado, sobre as experiências que troca com seus colegas de profissão e avalie a importância do tema iluminação.
Como especialista em projeto de iluminação sou suspeita para afirmar, mas minha opinião é que a especialização neste tema é absolutamente fundamental para todos os projetistas.
Se você tem interesse em se aprofundar mais no tema de projeto de iluminação, te convido a participar do curso Viver de Iluminação. Nele eu ensino tudo o que você precisa saber para fazer projetos de iluminação diferenciados e com segurança.