Iluminação de loja: tudo o que você precisa saber para projetar bem

As lojas são ambientes comerciais em que a iluminação tem enorme importância pois é um fator muito significativo para impulsionar – ou, quando mal aplicada reduzir – vendas. Além disso, a iluminação de loja também tem o poder de comunicar a identidade da marca e até mesmo o perfil e posicionamento de preços.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado para não passar a mensagem errada. Você já parou para pensar em como projetar a iluminação de lojas e em como trazer um impacto positivo para que o seu cliente fique satisfeito?

Pensando nisso, separei algumas técnicas e sugestões para você entender melhor sobre como projetar iluminação de lojas da melhor forma:

Produto

Saiba que, quem deve ser iluminado é o produto. Ele é a estrela do ambiente e não o piso;

Vitrine

A vitrine é o local mais importante da loja, pois é ela quem atrai o consumidor. Uma vitrine mal iluminada, com baixo nível de iluminação, pode dar impressão de que a loja está fechada.

Para destaque dos produtos é necessário contraste. Mesmo que o ambiente como um todo tenha um bom nível de iluminação, convém reforçar nos elementos da vitrine.

Área de vendas

A área de vendas da loja pode receber iluminação geral ou luz direcionada para os produtos, ou então, ainda é possível fazer uma combinação de ambos.

Marcenaria

Prateleiras e o mobiliário podem receber iluminação complementar.

Em alguns segmentos de produtos como roupas e sapatos, um bom IRC (índice de reprodução de cor) é fundamental, isso porque a escolha de um IRC não adequado pode afetar na cor dos produtos;

Provador

Em lojas de roupas, grande parte das decisões de compra são tomadas dentro do provador. A iluminação do ambiente deve ser confortável e não pode ser uma iluminação que desfavoreça o corpo da pessoa. Isso afeta diretamente seu sentimento em relação à roupa e, consequentemente a decisão de compra. No provador é extremamente importante ter iluminação frontal e iluminação geral indireta.

Repare que não é preciso ficar preso a spot de trilho para esta aplicação. Ou seja, a pergunta que sempre fazemos sobre “Como projetar iluminação de lojas?” tem uma simples, porém, ampla resposta. A iluminação de lojas, como vimos, pode ser feita de diversas formas para que consiga chegar no objetivo final do cliente.

Quer saber mais sobre iluminação? Te convido a me seguir no Instagram e a se inscrever no meu canal do Youtube.