Guia completo sobre como escolher perfil de alumínio para fita led

Com tantas opções existentes atualmente, é normal que haja dúvidas na hora de escolher o perfil de alumínio para fita led mais indicado. Será que você sabe por onde começar quando precisa defini-lo em seu projeto? Este guia geral sobre perfil de alumínio para fita led vai te ajudar a entender mais sobre este grande aliado na iluminação e por onde começar para fazer a melhor escolha.

Será que o perfil de alumínio para fita led é mesmo necessário?

A resposta é SIM! Ao contrário do que muitos pensam, o perfil de alumínio não é responsável apenas pela função estética e pela maior uniformidade na dispersão da luz, mas é indispensável na dissipação do calor gerado pela fita led. Sem ele, a fita led sofrerá um superaquecimento e terá sua vida útil significantemente reduzida. É exatamente por este motivo que a maioria dos fabricantes não assegura a garantia das fitas led caso não sejam instaladas conforme indicado, isto é, em uma superfície dissipadora de calor. Além disso, o perfil de alumínio também é responsável por proteger a fita led contra choques mecânicos e poeira.

Será que vale a pena investir tanto em iluminação e depois ter diversos problemas com a durabilidade e funcionalidade por um simples deslize? Deixar de utilizar perfil de alumínio pode ser considerado aquele famoso “barato que sai caro”, muito cuidado!

Em que situações posso utilizar perfil de alumínio?

Podemos defini-lo como uma espécie de “canaleta” preparada para receber uma fita led em seu interior. Além de todas as funções citadas anteriormente, os diferentes tipos de perfil de alumínio permitem criar uma série de efeitos de iluminação linear, tanto de emissão direta quanto indireta.

Já vimos que o perfil de alumínio é indispensável mesmo nos casos em que não será visivel aos olhos, inclusive, uma das suas utilizações mais populares é a iluminação de sancas invertidas. Entretanto, o perfil de alumínio vai muito além disso… Hoje em dia existe quase um tipo de perfil para cada aplicação específica, o que dá asas à imaginação das mentes mais curiosas. Existem perfis com aba, sem aba, de embutir, no frame, de sobrepor, para parede, teto, chão, perfis tipo rodapé ou rodateto, e até mesmo outros com a função de varão para pendurar roupas! A lista é longa, por isso é importante conhecer o portfólio disponível no mercado para fazer um projeto funcional e inovador.

 

Sobre as dimensões dos perfis de alumínio:

 

Muitos dos perfis de alumínio diferenciam-se pelas suas dimensões, mas antes de optar apenas com base na estética é importante conhecer alguns outros aspectos. O exemplo a seguir é de um perfil de alumínio simples de sobrepor com 17,5mm de largura por 12mm de altura. Você saberia dizer em que estas dimensões podem influenciar?

Largura: você não deve atentar-se apenas se a largura do perfil é compatível com a  superfície onde irá aplicá-lo, um dos aspectos mais importantes é que esta medida é determinante para a largura da fita led que poderá ser utilizada.  Desta maneira, esta é uma das razões pelas quais a definição da fita led sempre deve ocorrer em conjunto com o perfil de alumínio.

Altura: a maioria das pessoas, em busca de escolher o perfil mais discreto e minimal para o seu projeto, acaba por preferir sempre o perfil o mais baixo possível… Mas você sabe como esta decisão pode afetar o efeito final do seu sistema? Mais uma vez está relacionado com a escolha da fita led, e é por isso que é tão importante que esta escolha seja feita em conjunto. Quanto mais baixo é o perfil, mais próximo o difusor estará da fita led, fazendo com que o tão temido efeito dos pontinhos de led visíveis seja mais provável de acontecer. É aconselhável escolher uma fita com a distância entre um led e outro adequado para a altura do perfil que pretenda utilizar.

Geralmente os fabricantes sabem informar quantos leds por metro, no mínimo, são necessários para conseguir o efeito de luz contínua em cada tipo de perfil de alumínio. A altura do perfil também poderá ser decisivo na hora de alojar o driver. Nos perfis mais altos é possível alojar o driver dentro dele, facilitando instalações em laje ou em locais onde não há um espaço para alojar o driver.

Comprimento: na maioria dos casos os perfis de alumínio são vendidos em varas de 2m de comprimento, mas também é possível encontrá-los com 1m. Eles podem ser cortados em obra no tamanho desejado, o que nos permite adaptá-los ao espaço em questão.

Quais são os elementos que compõem este sistema?

Não, não é apenas o perfil de alumínio que garante que tudo funcione perfeitamente. Existem outros elementos que fazem parte deste sistema, alguns são indispensáveis e outros facilitam muito na hora da instalação. Além do perfil de alumínio, é importante estar familiarizado também com os seguintes elementos:

  • DIFUSOR: é uma fina película, geralmente de policarbonato, que encaixa na parte superior do perfil de alumínio e permite que a luz se dissipe de uma maneira mais uniforme. Na maioria das vezes utiliza-se o acabamento fosco, mas também existem os transparentes e hoje em dia até pretos. Além do convencional, existem difusores para várias situações específicas como, por exemplo, aqueles que são lentes e permitem direcionar o feixe de luz. É importante levar em conta que, após atravessar o difusor, o fluxo luminoso da fita led sofrerá uma perda de 30% a 50% da sua totalidade na fonte, dependendo da qualidade do difusor.

  • TAMPAS: além de proporcionar o arremate do perfil de alumínio, as tampas também impedem que haja fuga de luz pelas laterais e possíveis manchas no ambiente. Podem ter furo para a passagem do cabo ou não. 

  • CLIPS/MOLAS: são responsáveis pela fixação do perfil de alumínio na superfície desejada. São projetados para que o perfil seja devidamente fixado sem que haja qualquer tipo de saliência na parte que receberá a fita led, proporcionando o acabamento perfeito e uniforme. Existem muitos tipos de fixação diferentes, geralmente estão condicionados ao tipo de aplicação do perfil (de sobrepor, de embutir, no frame, pendentes…).

molas

  • CONECTORES: nada impede que você corte o perfil em obra para fazer conexões da maneira que preferir, por exemplo, a 45ᵒ. Entretanto, os conectores vão auxiliar para que consiga executar esta tarefa mais rapidamente e com o acabamento perfeito.

  • FITA LED: apesar de estarmos abordando os elementos mecânicos que compõem o perfil, convém ressaltar que é indicado que a fita led seja colada no perfil de alumínio, garantindo assim que a mesma fique bem instalada. A maioria das fitas led vêm com uma fita adesiva na parte de trás, o que facilita a instalação.

  • DRIVER: É importante lembrar também que dependendo da tensão de alimentação da fita led, pode ser necessário considerar o uso de drivers no seu sistema. Os drivers são os equipamentos responsáveis por acender a fita LED. Geralmente são de 12V ou 24V.

Vamos projetar?

Agora que voce já conhece mais um pouco sobre perfil de alumínio, que tal incluir este importante elemento no seu próximo projeto? Com bastante estudo e criatividade com certeza o resultado será incrível!

Acesse meu canal no Youtube para mais conteúdos sobre iluminação.