Como sair do convencional e fazer uma iluminação diferente

Uma das formas mais comum de usar a iluminação é instalada no teto. Quando pensamos em iluminação pensamos na maioria das vezes em olhar para cima. Mas, será que não é possível inovar e pensar em utilizar uma iluminação diferente? Sair do que fazemos sempre?

Mostrarei que sim é possível fazer uma iluminação diferente de diferentes formas. Darei algumas técnicas de como você pode inovar na iluminação de forma eficiente.

Os diferentes tipos de efeitos para uma iluminação diferente

Efeito backlight

iluminação backlight

No lighting design o backlight é o tipo de iluminação em que o objeto é iluminado por trás. Neste caso, a luz é instalada por trás do elemento e pode sair ou pelas laterais ou através do elemento.

Se a superfície tiver algum nível de transparência, é possível ver a iluminação por trás. Caso não haja nenhuma transparência, é possível ver a iluminação em torno do objeto, nas bordas.

Esse tipo de efeito se caracteriza por destacar o objeto e descolar o objeto do fundo, conferindo uma sensação de tridimensionalidade. Portanto, quando bem aplicado, esse tipo de iluminação confere mais charme e elegância ao ambiente.

Efeito frontlight

Com o significado de “luz pela frente” este efeito se caracteriza por iluminar um elemento ou uma parede de frente, com uma luz uniforme, sem marcar fachos. O objetivo não é destacar nenhum elemento em particular. Sendo assim, o efeito é obtido por meio do uso de luminárias relativamente distantes da parede e direcionadas para ela.

Efeito uplight

A iluminação uplight é aquela que é feita direcionando a luz de baixo para cima. Pode ser feito de várias formas, mas é bem comum utilizar luminárias embutidas no piso. Utilizamos esse efeito para valorizar texturas de superfícies, no paisagismo para iluminar copas de árvores e para valorizar fachadas. O uso do uplight faz com que nós elevemos o olhar, isso faz com o que está sendo iluminado seja engrandecido.

Características e benefícios

  • Seu efeito é mais bem aproveitado para iluminar superfícies de grande verticalidade;
  • Ressalta a textura da superfície com intenso contraste de luz e sombra;
  • Esse efeito eleva o olhar e confere sensação de mais leveza ao objeto iluminado;
  • Se aplicado em local onde há teto, o efeito de luz pode chegar até a superfície do teto;
  • Pode ser aplicada em ambientes internos ou externos;

Efeito downlight

Significa luz para baixo. Com este efeito nossa tendência é olhar de cima para baixo, o que gera uma sensação de acolhimento, fazendo com que o ambiente fique mais intimista. Pode ser utilizado para marcar uma superfície, para valorizar um revestimento na parede, para destacar pilares, para criar ritmo ou ainda para a função mais básica de todas que é fornecer luz para o piso.

Conclusão

Com isso percebemos que são muitas as formas que podemos buscar para fazer uma iluminação diferente. Tente praticar cada uma delas, saia do óbvio e solte a criatividade, busque por coisas novas, aos poucos isso vai se tornando natural e você vai saber o como projetar uma iluminação diferente de forma mais fácil.

Quer saber mais sobre iluminação? Te convido a me seguir no Instagram e a se inscrever no meu canal do Youtube.