3 ideias de iluminação direto na laje para quem não tem forro de gesso

Muitas pessoas acham mais difícil projetar iluminação direto na laje, já que existe uma limitação de posicionamento e quantidade de pontos de luz, justamente por isso ficam se perguntando sobre como fazer uma iluminação direto na laje. Devemos ter em mente que, isso não precisa ser um problema e pode viabilizar muitas soluções inovadoras e criativas.

A opção mais óbvia – e talvez mais utilizada – é instalar um plafon no ponto central de iluminação do ambiente. Podemos dizer que isso funciona? Geralmente sim, mas definitivamente não é a solução mais adequada. Saber fazer a iluminação direto na laje exige conhecimento e repertório para que o ambiente seja o mais confortável possível.

Para isso, preparei algumas sugestões para que você consiga ter ideias de como fazer iluminação direto na laje:

Trilhos eletrificados

O uso de trilhos eletrificados é sempre uma solução interessante para iluminação direto na laje uma vez que se ganha muita flexibilidade, já que os spots podem ficar posicionados em qualquer ponto ao longo do trilho. Além disso, a alimentação do trilho só é feita em uma das pontas. Também, conseguimos integrar outros tipos de luminárias no trilho como pendentes ou downlights.

iluminação direto na laje

Luminárias de sobrepor

Utilizar luminárias de sobrepor com alimentação aparente feita por meio de conduletes metálicos ou fios de tecido é uma solução diferenciada, pois é possível criar vários desenhos. De toda forma, esse conceito precisa estar alinhado com o conceito do projeto de interiores do cliente.

iluminação de sobrepor

Pendentes

Fazer o uso de perfis pendentes ou de sobrepor em linha contínua na iluminação direto na laje. Neste tipo de aplicação apenas o primeiro precisa ser alimentado diretamente (limitado a 5m de comprimento máximo).

iluminação com perfil de led

iluminação sobrepor com perfil

Além de todas essas dicas tente usar ao máximo sua criatividade. Quem disse que você precisa usar o teto? É possível criar ambientes incríveis apenas com iluminação na parede ou ainda com peças decorativas como abajures de mesa e de piso. Dá para ser bem criativo e levar soluções muito interessantes para seus clientes, mesmo com limitações arquiteturais!

Na pós-graduação em lighting design, você aprende detalhadamente ambiente a ambiente quais são os critérios de projeto e como aprender a iluminar da forma correta cada um, os desafios, como projetar e as tendências de mercado. Para conhecer mais clique aqui.